Fotos e documentos do período Vargas.

Getúlio quando da revolução de 30, vestido de soldado da Brigada Militar do RGS. Note-se que era algo simbólico, pois ele não combateu, nem comandou combates, sendo apenas a liderança política do movimento.

fonte: Portal São Francisco. http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/governo-getulio-vargas/g....

A Intentona Comunista, liderada pelo ex-capitão do Exército e membro do Partido Comunista, Luiz Carlos Prestes, irrompida em Natal, Recife e em seguida no Rio, em novembro de 1935, levou o governo constitucional de Getúlio Vargas a decretar o estado de sítio em todo o território nacional. Aquela falhou e a violenta repressão aos revoltosos abriu caminho para a criação do Estado Novo em 1937. Também o impacto do golpe revolucionário na opinião pública contribuiu para a disseminação do anticomunismo. Prestes foi preso após o movimento e ficou encarcerado até 1945.
A imagem é do monumento aos soldados mortos durante a repressão a mesma, localizado na Praia Vermelha, Urca (Rio de Janeiro).

Da esquerda para a direita ainda em plena jornada de 1930, Miguel Costa, Góes Monteiro (de pé), Getúlio Vargas e Francisco Morato. Tirando Vargas, o mais importante no futuro foi o então tenente-coronel Góes Monteiro, que depois se tornou uma espécie de condestável do Estado Novo.

Carlos Lacerda foi o grande adversário de Getúlio Vargas. Aquele, em dezembro de 1949, fundou o periódico "Tribuna da Imprensa" que, representando as principais propostas da UDN, viria a fazer oposição às forças políticas vinculadas ao getulismo. Após o atentado continuou a acionar sua metralhadora giratória verbal e no dia 12 lançou um editorial na "Tribuna da Imprensa" exortando as forças armadas a exigirem a renúncia de Vargas. Com a confirmação do envolvimento da guarda pessoal do presidente no atentado, a oposição intensificou sua campanha. No dia 22 a exigência da renúncia de Vargas começou a generalizar-se nos meios militares. Isolado politicamente e na iminência de ser deposto, Vargas suicidou-se no dia 24.

O hoje Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, então BNDE, foi criada pela Lei n.º 1.628, de 20 de junho de 1952, de iniciativa do então Presidente Getúlio Vargas. Desde a sua fundação, o BNDES vem financiando os grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura. Uma obra de Vargas que frutificou! Na foto sua sede no Centro do Rio de Janeiro.
  
 A Lei n.° 2004 foi sancionada pelo Presidente Getúlio Vargas, em 3 de outubro de 1953. Ela dispôs sobre a política nacional do petróleo e definiu entre outras as atribuições do Conselho Nacional do Petróleo. Estabeleceu ainda o monopólio estatal do petróleo, que significava o monopólio da União na exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil e criou a Petrobras. Ela foi revogada em 1997 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A imagem apenas ilustrativa é de uma refinaria de petróleo.
  
 Notícias da época
 
Pijama do Getúlio
Museu do Catete

A bala que matou Getúlio Museu do Catete

Obelisco do Parque do Ibirapuera, que é também chamado Obelisco de São Paulo. É um monumento funerário localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo e símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, Ele o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A sua construção foi iniciada em 1947 e concluída em 1970. Em seu mausoléu estão guardados os restos mortais dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (que deram nome ao M.M.D.C.), mortos durante a Revolução de 1932, e de outros 713 ex-combatentes.
Vista parcial do Palácio do Catete, aonde Getulio trabalhou e finalmente faleceu.

A galeria circunda todo o centro do prédio do Palácio do Catete e possibilita uma visão mais aproximada da clarabóia composta por 266 peças e decorada por um vitral, que confere um belo colorido à iluminação natural que o invade.
Após a criação do Estado Novo Vargas decretou o fechamento de todos os partidos políticos nacionais, incluindo a AIB. Em retaliação, um grupo de integralistas, entre a zero hora e as duas horas do dia 11 de maio de 1938, atacou o Palácio Guanabara (aqui em foto recente), residência oficial do chefe de fato do Executivo Federal, em uma tentativa de depor Vargas e reabrir aquela entidade. Os integralistas, liderados por Severo Fournier, quase conseguiram entrar no palácio e prender Getúlio, mas as forças de segurança evitaram isto. Após o ataque ser contido alguns dos revoltosos foram friamente executados. 

Getúlio e Café Filho, este seu vice-presidente e depois sucessor.
O general Góes Monteiro já com esta patente. Sem ele Getúlio não teria obtido o poder em 1930 e não seria ditador do Brasil durante o Estado Novo. E por causa dele foi deposto em 1945. Só isto já mostra sua verdadeira importância, hoje esquecida pela maioria.