sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vargas no poder

   A revoluçao de 30 foi o ato da discodância oligárquica: Washington Luíz rompeu o acordo com Minas gerais e indicou para a sucessão outro paulista Júlio Prestes. Antonio Carlos, governador mineiro da epoca, vendo frustadas suas pretesões, uniu-se a Getúlio Vargas, formando a aliança liberal, que lançou  este último como canditado à presidência. Para vice foi escolhido Júlio Prestes. Ocorre então o assassinato de Jaão pessoa, que  complicou o quadro político ainda mais. O tenente coronel Goés Monteiro rebelou-se no Rio de Janeiro, Washington Luíz foi desposto e formou-se então uma junta militar, que, em seguida, entergou o poder a Vargas.
   A ditadura de Vargas foi, em princípio, apresentada como situaçao transitória porem prolongar-se e ia, contudo, por vários anos com amplos poderes. Getúlio inaugurou um novo modulo de política: o populismo e nacionalismo.
   Agindo com a habilidae que só ele tinha, foi mediador e árbitro das forças que o apoiavam: massa proletárias, burguesia, oligarquias e tenentes, reforçando portanto seu poder pessoal. O poder público se tornava mais intervencionista na economia, iniciando um alelerado processo de insdustrialização, substituindo as importações além de contempla outros interesses sociais, sob a tutela do estado.
   Os tenentes, agora no poder substituiram os governadores por interventores que se encarregaram de neutralizar as possíveis resistência dos velhos poderes locais. Em 1932, em São Paulo onde havia um descontetamento com o governo centralizador de Vargas deu inicio ao "movimento constitucionalista", que após meses foi subjugado. Esse movimento recalamava a volta a um regime representativo.
   Em 1934, a segunga constituição brasileira do peíodo Republicano foi concluída e trazia como novidade a "legislação trabalhistas" , que compreendia o salário minimo e as garantias de estabilidade no serviço, o voto feminino, eleições diretas para todos os cargos e muitas outras coisas.
   Em 1934, o congresso elegeu Getúlio Vargas presidente da República para governar até 1938, quando ocorriam novas eleicões. esse período de muitos outros ficou conhecido com governo constitucional.
Autor: Pablo Max.

Nenhum comentário:

Postar um comentário