quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O governo de Getúlio Vargas

  Em 1930 foi entregue a Getúlio Vargas a missão de reorganizar o país. Após ter sido escolhido chefe do governo provisório, Vargas criou os ministérios do trabalho, comércio, industria e também da educação e saúde. E com isso foi colocando o Estado muito mais presente na vida das pessoas, assim cada vez mais ganhava a simpatia popular.
   Uma das principais forças que apoiava Vargas em 1930 era os tenentes onde tinham a missão de evitar que o novo poder constituido fosse ameaçado por algum opositor. Mas isso não aconteceu porque em 9 de julho de 1932 houve uma revolta em São Paulo contra o governo. O qual ficou conhecido como Revolução constitucionalista. Os paulistas queriam a elaboração de uma constituição onde esse era o principal objetivo dessa revolução.
   Em 1937 Vargas fechou o congresso e impós uma nova constituição, com isso foi dado o golpe do estado novo, pelo o qual se  tornou um ditador. Como ditador sua preocupação era eliminar a oposição, tal fator obrigou a ele mandar prender facistas, comunistas e proibiu que partidos políticos existesse. Um dos pontos positivos do seu governo foi a criação das leis trabalhistas.
  Assim, o periodo de quinze anos que Vargas passou no poder foi marcado por grandes e importantes mudanças para o Brasil. Por isso o nome de "Era Vargas". Ele não era apenas visto com bons olhos, diante da visão de alguns que diziam que ele era um oportunista e ditador embora também fosse chamado pai dos pobres.
Autora: Suely.

Nenhum comentário:

Postar um comentário