quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Era Vargas

   A primeira fase da república nova corresponde a presidência de Getúlio Vargas e costuma chama-lá "Era Vargas". Após o triunfo de revolução de outubro, uma junta militar entregou o poder a vargas á frente de um governo provisório. Suspensa a contribuição de 1891, Vargas governou por meio de decretos e nomeou interventores federais para a revolução constitucionalista,cujo o objetivo era a reconstitucionalização do país. Mas,em três meses ela estava derrotada pelas forças federais.
   Político hábil, Vargas convocou eleicões para uma Assembleia constituente. Instalada em 1933, no ano seguinte ela aprovou e promulgou a sengunda constituição republicana.Vargas foi eleito presidente pela própia assembleia,para um mandato de quatro anos.
   Na década 1930, o Brasil conheceu os radicalismos politicos que caracterizavam a Europa ( fascismo e comunismo ). O partido comunista Brasileiro, fundado em 1922, apliavam sua miletância entre os trabalhadores e militares. E o fascismo Italiano teve sua versao Brasileira: o integralismo. Os choques entre eles eram cosntante gerado insegurança.
   Aproveitando-se da instabilidade,em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas deu um golpé de estado,impôs uma nova constituição que lhe dava amplos poderes .O congresso nacional foi fechado e os governadores estaduais substituidos por interventores federais.Em dezembro um decreto proibia todos partidos. Era a ditarura de Vargas conhecida como "Estado Novo".
   Desapareceram as liberdades e os direitos políticos dos brasileiros. A censura aos meios de comunicado foi implatada e nao era admitida qualquer oposição ou critica ao ditador.Além disso o governo utilizou largante propaganda política.
   A partir de 1943 comecaram os primeiros movimentos contra a ditadura de vargas. Mas havia uma grande contradição. O Brasil entrava na guerra para combater a ditadura de Helter e Mussoline,e ele mesmo era governado por um ditador. A derrota da Alemanha em maio de 1945, acelerou a queda de Vargas. Em outubro, um golpe de estado militar depos Vargas e restabeleceu a democrácia.
   Getúlio voltou ao poder, mas desta vez eleito pelo voto direto do povo. Sua politica econômica nacionalista teve seu apogeu com a criação da petrobrás, após uma acirrada campanha que tinha como slogan a frase "O petróleo é nosso". Mas uma grave crise politica, em que houve até um atentado que matou um major da aerounática, fez com que ele não terminasse seu mandato. Para não ser novamente deposto do poder, Vargas suicidou-se no dia 24 de agosto de 1954.
Autora: Jaciane 

Nenhum comentário:

Postar um comentário