quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Era Vargas

   Nos anos de 1930 a 1945 o Brasil passou a ser governado, por Getulio Vargas, ele era um presidente brasileiro, que passou 18 anos no poder e marcou uma boa presença carismática, ele que deu vantagens aos trabalhadores brasileiros, reduziu a carga horária de trabalho para 48 horas semanais, o direito de ferias criou o famoso 13º salário criou também o feriado do dia do trabalhador no dia 1º de maio no ano de 1942. Ele criou também o processo de industrialização após a segunda guerra mundial em 1934, depois disso o Brasil cresceu no processo de industria. Ele criou também o banco nacional do desenvolvimento o estado passa a comanda a economia do país.
    "Eu só saio do catete morto".  "Saio da vida para a história" foram as frases que marcaram a era Vargas no país que estava em desenvolvimento,além disso foi um governo popularista.Durante o primeiro governo de Vargas, o Brasil mudou bastante, a industrialização avançou e as cidades cresceram, o estado se fortaleceu interveio na economia e procurou estabelecer uma nova relação com os trabalhadores urbanos. Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisório, presidente eleito pelo voto indireto e ditador.
   No seu discurso de posse Getúlio disse que seu governo era provisório. Logo ele começou a governar, ele tomou uma serie de medidas que fortaleceu seu poder. Getúlio Vargas não agradou as elites estaduais,ao nomear o tenente João Alberto para São Paulo. Em 16 de julho de 1934 foi promulgada a terceira constituição do Brasil as principais mudanças foram o voto secreto, o voto feminino, a justiça eleitoral o ensino primário gratuito, a nacionalização progressiva e direitos trabalhistas.
   O levante comunista entusiasmado com o rápido crescimento da aliança nacional libertaria , Luis Carlos prestes lançou um manifesto em 5 de julho de 1935, que propunha a derrubada do governo Vargas e a tomada do poder por um governo popular revolucionário. Vargas reagiu ao manifesto do líder comunista invadindo e fechando a sede da ANL, bem como a maioria dos núcleos que ela possuía  pelo país.
Autor (a):

Nenhum comentário:

Postar um comentário